10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Escola Alvorada faz formação em grupo

Na última semana aconteceu o retorno do ano letivo escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Porém, antes da retomada das aulas, os professores e servidores escolares participaram de momentos de trocas e convivência nos educandários. Na Escola Municipal Infantil Alvorada foi realizada uma formação pedagógica com relatos e experiências de professores, com o objetivo de potencializar a prática no ambiente escolar e ampliar os repertórios de ensino.
A diretora do educandário, Cintia Souza da Silva, e a coordenadora pedagógica, Vera Lucia Tabile, contam que a experiência foi rica e de aprendizado aos presentes. A ideia foi fazer uma formação continuada, com momentos de relatos e pesquisa, para entender e ampliar as possibilidades de uso dos materiais entregues pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
O relato de experiências foi feito pelas professoras Géssica Hermes, da Escola Deolinda Barufaldi, e Luciana Guimarães, da Escola Thomé de Souza que trabalha com uma turma de pré-escola de extensão da Escola Chico Mendes. “Elas contaram experiências sobre como usaram os materiais da Smed em sala de aula, enriquecendo o fazer pedagógico”, destaca a vice-diretora.
Com essa roda de conversa e troca de experiências, o grupo pôde trocar e ter novas ideias para o trabalho em sala de aula. “No segundo momento do encontro desafiamos as professoras, auxiliares e todo o grupo escolar a pesquisar sobre todos os materiais recebidos na escola, que foram os mais diversos”, explica a diretora.
Com esse desafio, o grupo construiu e buscou possibilidades de como trabalhar com as crianças e formas de introduzir cada vez mais os materiais no trabalho pedagógico. “Tendo os materiais e os profissionais dispostos a os utilizarem, é possível fazer a criança protagonista de seu aprendizado”, declara Vera.
“Nós acreditamos que estamos no caminho certo que, só a partir da educação continuada, da pesquisa e da troca de experiência, que vamos conseguir concretizar nossos objetivos”, enfatiza Cintia.
O momento de formação foi pensado em conjunto, entre o educandário e a Smed, para propor um momento de construção entre o grupo. “Estamos pensando em novas formações, pois a formação continuada é constante na escola. Temos em torno de uma formação por mês e sempre buscando contribuir para o crescimento profissional.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias