15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Educação Superior e rede estadual retornam às aulas no município

O segundo semestre do ano letivo iniciou ontem para os estudantes do Ensino Superior da Unijuí – com exceção aos graduandos de Medicina, que iniciaram as aulas na semana passada -. A reitora da Universidade, Cátia Nehring, explica que o dia foi de movimentação nos espaços do campus e sede acadêmica, visto o retorno dos acadêmicos dos demais cursos e os estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
Após o recesso, a reitora informa que atividades estão sendo organizadas para o semestre, com destaque a um grande evento que acontecerá entre os dias 24 e 28 de outubro e tem as inscrições abertas até o dia 12 de agosto. “O Salão do Conhecimento é o nosso principal evento, pois é onde mostramos a pesquisa, a extensão, a cultura e os Projetos Integradores desenvolvidos na instituição.”
Além dessa, ao longo do mês de agosto acontece a Feira Regional de Matemática, que envolve estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior em atividades matemáticas. Outros eventos também marcarão o calendário de atividades da Unijuí.
A reitora frisa a relevância do momento que promove a materialização dos eventos, até o mês de setembro, quando inicia o fechamento do ano e planejamento de 2023. “A Universidade está trabalhando naquilo que está afetando mais, que é a redução drástica no número de estudantes. Esperamos que a eleição que acontece este ano de forma mais organizada coloque em pauta a Educação.”
Além da instituição de Ensino Superior, ontem marcou o retorno às aulas nas escolas da rede estadual de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE). A titular da 36ª CRE, Eveline Eberle, destaca a alegria e as expectativas em retomar mais um semestre letivo com os alunos.
As atividades com os educandários já iniciam na próxima semana, conforme Eveline, visto a semana do estudante. “Cada escola terá a sua programação, mas nós como 36ª CRE iremos realizar atividades a partir do projeto Decolar, com o Sebrae, que levará atividades a todas as escolas de abrangência.”
No decorrer do semestre serão realizadas visitas nas escolas a partir da avaliação diagnóstica Avaliar é Tri que, segundo a coordenadora, identificou as fragilidades do ensino. “A partir de agora vamos trabalhar nas escolas o Mais Tri é Superar, com todas as estratégias para a superação das dificuldades, com monitoramento e acompanhamento das escolas.”
Além disso, também serão trabalhados projetos ao longo do semestre, sendo eles o 3º Salão Artístico Estudantil, o 4º Festival Estudantil Curtas na Escola e o Prêmio Excelência em Educação, além das questões referentes ao desfile cívico-militar em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí (Ijuizinho) os alunos retornaram em massa às aulas. A reportagem do JM acompanhou o retorno e conversou com a diretora Mara Didolich, que destaca a relevância da retomada do ensino. “Esse semestre é desafiador, é momento de colocar os alunos para estudar, visto as dificuldades. É hora de incentivar para que a retomada dos estudos seja positiva.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO