15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Ato oficializa a Expofest e lança núcleos étnicos no município

Ocorreu ontem o evento de institucionalização da Exposição-Festa Internacional das Etnias – Expofest Ijuí. O ato ocorreu na sede da União das Etnias de Ijuí (Ueti).
O objetivo do evento foi a criação oficial e formal da Expofest pela comunidade de Ijuí, tendo em vista a sugestão do nome e outros detalhes formulados pela diretoria da Ueti em conjunto com os dirigentes dos Centros Étnicos de Ijuí em reunião informal realizada no dia 13 de dezembro de 2021 e acato oficial e formal da proposta da Ueti pelo Poder Executivo de Ijuí.
Segundo a organização do evento, a Expofest Ijuí contribuirá de forma significativa no enraizamento urbano e rural do Movimento das Etnias e dos títulos de “Capital Nacional das Etnias”, concedido pelo Congresso Nacional e de “Capital Internacional das Etnias das Américas”, agraciado pela IOV (maior ONG mundial voltada para a área da cultura popular e do folclore, credenciada Unesco e presente em mais de 160 países) ao nosso município, cujo reconhecimento representa privilégio, desafios, oportunidade promissoras e responsabilidades para toda a comunidade.
Durante o evento, o vice-presidente da Expofest, Adelar Baggio, anunciou a criação de 14 núcleos étnicos de representação, entre eles de uruguaios, argentinos, ucranianos, tchecos, paraguaios, franceses, lituanos, bascos, indígenas, cubanos, colombianos, norte-americanos e boêmios no município. Se esses núcleos cumprirem os requisitos necessários, poderão ser constituídos como grupos étnicos e integrarem a Ueti. “Além de democratizar o poder, abrimos a perspectiva do movimento das etnias da Expofest de Ijuí ser da comunidade. Já está nas mãos do presidente Nelson Casarin a portaria onde consta as novas diretrizes para a criação de novas etnias. Com a decisão, Ijuí assume a posição oficial de cidade das Américas com maior representação étnica institucionalizada”, disse Baggio.
A Ueti é composta por 12 etnias e mais a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.
A Expofest Ijuí ocorre de 6 a 16 de outubro, no Parque Wanderley Burmann.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO