13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Ecossistema de inovação regional é debatido

O secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, esteve ontem à tarde cumprindo agenda no município. Ele conheceu o Espaço + Inovação da Unijuí, participou de reunião com reitoria Cátia Nehring, e da apresentação dos resultados dos projetos do ecossistema regional de inovação que estão sendo realizados na região Noroeste Missões.
Os projetos do ecossistema regional de inovação visam a movimentar o ecossistema da região Noroeste e Missoes, fazendo a ligação do governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil. A região tem três gestores de Inovação e Tecnologia.
Entre os projetos desenvolvidos está o Ecossistema corporativo de inovação aberta região Noroeste Missões, coordenado por Maria Odete Palharini, responsável pela Criatec. Durante o primeiro semestre deste ano, o projeto conduzido por ela realizou duas rodadas de negócios ( Panambi e Ijuí), que teve a participação de 14 empresas e 33 desafios mapeados. Para o segundo semestre, o planejamento aponta a realização de três rodadas de negócios ( Santo Ângelo, Santa Rosa e regional), com 30 empresas participantes e realização de 44 diagnósticos de maturidade para inovação, além de Hackathon (maratona de programação) regional.
O contato direto com a comunidade também foi pauta do encontro, onde os professores citaram o novo modelo de cursos de Graduação da Unijuí, a Graduação Mais, que tem possibilitado, por meio dos Projetos Integradores, que os estudantes trabalhem em soluções para desafios reais, encaminhados por empresas, associações, entidades e comunidade.
“A Universidade é muito forte, robusta, e tem sido parceira de longa data do governo do Estado. As surpresas que temos por aqui são sempre boas”, disse o secretário estadual, durante a visita ao Espaço + Inovação Unijuí.
Para a reitora, professora Cátia Maria Nehring, a visita do secretário é a possibilidade de a Instituição mostrar o que vem fazendo nestes 65 anos de existência. “A partir do seu caráter de universidade comunitária, a Unijuí, atendendo aos seus objetivos, vem contribuindo com o desenvolvimento da região pela educação, o que está atrelado à inovação, à tecnologia e ao empreendedorismo”, reforçou. “A visita dele fecha o primeiro ciclo do Inova RS com essa apresentação dos resultados de alguns projetos que estamos executando com recurso da secretária”, disse Maria Odete Palharini. O Estado disponibilizou R$ 199 mil para a realização desse projeto.
Hoje pela manhã, às 8h, o secretário participa do Café com empreendedores – organizado pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí, nas dependências da ACI

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias