15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Mais de 1,3 mil textos foram entregues no 15º Concurso de Redação

Com a entrega das redações pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE) e Secretaria Municipal de Educação (Smed) ao coordenador, o rotariano Roger Roberto, está confirmada a expectativa de superação do recorde anterior registrado em 2021. O Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí, no ano em que completa 15 anos, contabiliza 1.307 redações, superando as 1.206 do ano passado.
Esse resultado é a soma dos textos das três categorias do Concurso, sendo 427 referentes aos 6º e 7º Anos, 495 aos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, e 385 ao Ensino Médio. Segundo o rotariano Roger Roberto, uma das razões da participação expressiva deste ano é a nova divisão de categorias de modalidades textuais. “Outro fator para o recorde de redações foi sem dúvida o tema proposto para este ano, A Ciência em nossas vidas. O tema possibilitou aos alunos e professores trabalhar além da disciplina de língua portuguesa”, frisou Roberto.
A coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle, destaca a alegria com a adesão em massa das escolas, com 48 educandários participantes do Concurso em Ijuí e nos demais 11 municípios de abrangência da 36ª CRE. “Com essa temática instigante nossas escolas se motivaram e participaram expressivamente. Estamos orgulhosos de cada uma das nossas escolas. Sabemos que em algumas aconteceu um concurso interno para incentivar a participação, em que os professores fizeram a seleção de textos por turmas, para mandarem os melhores ao Concurso. Nossa expectativa é muito grande e, ao mesmo tempo, estamos orgulhosos com a participação e empenho de todos, especialmente nesta edição.”
Neste ano, outro marco que se soma à história do Concurso, é que pela primeira vez todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal ijuiense estão participando do Concurso, como afirma o secretário municipal de Educação, Claudio de Souza. “Estamos muito contentes com a participação dos educandários da rede municipal. Foi um movimento intenso em nossas escolas, foi feito um grande trabalho com os professores, que envolveram-se ativamente, devido ao tema deste ano, que propiciou o movimento para a escrita dos nossos alunos. Nossas escolas municipais fizeram uma seleção interna, devido ao grande volume de redações. Então, o que levamos à comissão julgadora foi olhado e conduzido pelos professores.” Da rede privada, três escolas ijuienses estão participando.
A comissão julgadora tem o primeiro encontro no dia 19 de julho, a partir das 8h, na Casa da Amizade. Professores indicados pelas instituições de ensino e representantes dos promotores Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí vão compor a comissão que terá a incumbência de selecionar os 10 melhores textos de cada categoria para o Caderno do Concurso, e dentre estes, os cinco que receberão premiação. Os professores orientadores das cinco melhores redações também são premiados, assim como a escola do aluno classificado em 1º lugar de cada categoria.
Com o fim das medidas restritivas, a premiação voltará aos moldes anteriores à pandemia, com a presença dos premiados, seus professores e diretores, na Casa da Amizade, na última semana de agosto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO