13.2 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

RS Seguro amplia ações de combate ao crime em Ijuí

O combate à criminalidade tem sido um grande desafio para todas as cidades gaúchas. Contudo, as principais delas, onde há maior frequência e maiores índices de delitos, um trabalho forte de integração tem buscado organizar e combater as atividades criminais. É esse o objetivo do RS Seguro, programa do governo do Estado, que foi instituído há exatos dois anos em Ijuí com o objetivo de reduzir os índices e dar maior segurança à população ijuiense.

Passados dois anos, os resultados são positivos. Na época em que a cidade passou a fazer parte do RS Seguro, uma onda de assassinatos e tentativas de homicídio tomavam conta das ruas do município. Naquele ano, mais de 20 crimes contra a vida foram cometidos. Hoje, a cidade vive uma queda nos números. Apenas três homicídios foram cometidos, sendo o últimos deles ocorrido em março. São mais de 100 dias sem tentativas ou homicídios na cidade.

“Para nós, o programa veio para mudar a forma de trabalho que a Brigada Militar tem feito, principalmente nesses últimos anos, integrados com as forças policiais. Entramos no RS Seguro em um ano muito violento e hoje, felizmente, estamos comemorando um tempo sem homicídios. Passamos dos 100 dias. O segredo, pelo que vejo, se dá pela integração das ações entre Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Polícia Rodoviária Federal, IGP, Judiciário e Ministério Público”, declarou o comandante do 29º BPM de Ijuí, tenente-coronel Edilson Góes.

Segundo o comandante, o trabalho da inteligência, aliado às guarnições de serviço e também a integração dos demais órgãos de segurança que fazem parte do RS Seguro tem trazido esse resultado tão positivo. “Principalmente relacionado às prisões, que conseguimos ter cerca de uma a cada 24h. Todos os dias tiramos delinquentes das ruas e grandes quantidades de entorpecentes, como foi há uma semana, onde apreendemos 12 quilos de drogas”, completa.

O delegado regional da Polícia Civil, Ricardo Miron, também destaca a importância das ações integradas, como movimento para a redução dos índices. “No entanto, com as ações formuladas e operacionalizadas, conseguimos baixar os índices e trazer a situação para uma certa normalidade. Obviamente não é o que queremos ainda, o ideal, mas é o possível dentro de uma sociedade de praticamente 90 mil habitantes. A integração do RS Seguro nos propiciou grande troca de informações e efetivação dessas ações que nós planejamos. É com satisfação que temos esses índices favoráveis para nosso município e esperamos continuar assim”, frisa Miron.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias