15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Saúde faz ação para reduzir fila de consultas

A demora no atendimento de consultas eletivas tem feito com que a fila de espera aumente a cada dia em Ijuí. A demora é tanta que em algumas áreas, como a Oftalmologia, a fila de espera chega a 1.528 pacientes, que chegam a aguardar por cerca de seis meses para conseguir o agendamento de uma consulta médica.

Com o objetivo de oportunizar e acelerar essas consultas para reduzir o tempo de espera, o Executivo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem promovido atendimentos à comunidade em horário alternativo.

O primeiro ocorreu no último sábado, no primeiro piso do prédio da Secretaria. Um total de 54 pacientes que aguardavam na fila para consultas oftalmológicas puderam fazer o procedimento. De acordo com o coordenador de gestão, Eliezer Luginski, a ação foi feita pela necessidade de avaliação oftalmológica, principalmente de crianças em idade escolar e idosos.

Conforme explica, a realização das consultas geralmente ocorre via Regulação do Estado. Elas são oferecidas no Hospital Bom Pastor. Em média, segundo Luginski, são feitas em torno de 200 consultas mês, mas o número na espera só cresce.

O atendimento no sábado foi realizado pelo médico oftalmologista Clevio Tosseto, que foi contratado pelo Município via Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado (Cisa). Ele se dispôs a fazer os atendimentos no sábado pois cumpre agenda semanal no Hospital Bom Pastor. Para atender os pacientes, o profissional utilizou equipamentos da Secretaria de Saúde. “Queremos ofertar mais serviços para diminuir o tempo de espera e dar mais qualidade em todas as áreas, mas dependemos da disponibilidade de profissional médico especialista”, declara o coordenador. De acordo com ele, a pasta está programando mais uma ação do mesmo tipo para o próximo mês. “Ainda vamos confirmar o dia com o médico”, salienta.

O coordenador também lembra que os pacientes que foram fazer as consultas foram convocados de acordo com a lista da regulação estadual. “A Regulação tem a lista dos pacientes que estão na fila, que são avisados do agendamento via contato telefônico.”
De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, esse tipo de ação é benéfica para a comunidade, que espera há meses por uma consulta na rede pública. Ele reforça que há possibilidade de essa proposta se tornar algo contínuo, assim como outros projetos desenvolvidos pela pasta.

“Foi uma ação onde desejávamos ver a resposta de presença da população. Iremos reunir a equipe para verificarmos a possibilidade de transformarmos a ação em um programa rotineiro”, observou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO