15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Executivo oficializa compra de área para o distrito industrial

O prefeito Andrei Cossetin (PP) assinou termo oficializando a compra de área de 5,4 hectares para o distrito industrial de Ijuí. A intenção da aquisição da área, que fica nas imediações do Aeroporto de Ijuí e às margens da BR-285 já tinha sido anunciada em reportagem publicada no JM em fevereiro deste ano.

Na assinatura, o chefe do Executivo destacou a importância dessa definição. “É um grande investimento para nosso município para o setor industrial e empresarial e também para a população ijuiense e regional, estamos dando um passo para o futuro e todos nós vamos colher os frutos.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Schirmann, explica que essa área será destinada para indústria que estão em funcionamento no meio urbano, em Ijuí, que necessitam de um espaço mais adequado para suas atividades. “Ao todo são 24 lotes que serão destinados para pequenas e médias empresas locais. Há lotes de 2,5 mil m² e de 5 mil m².”

Schirmann salienta que há duas modalidades para instalação de empresas neste espaço. Uma delas é a cessão de uso gratuita, enquanto o empreendimento estiver em funcionamento no local. E a outra possibilidade é a venda do lote. No entanto, o secretário observa que o Município tem trabalhando para criar uma lei específica que regulamente essa questão.

Ele também revela que o Município pretende adquirir novas áreas. Uma delas é para a instalação de um centro logístico para transportadoras que hoje funcionando dentro do perímetro urbano. Já a outra é para ser destinada para a instalação de um centro de distribuição para empresa que atuam no ramo alimentício. A ideia é melhorar a questão logística.

O gestor da pasta ressalta que foi formada uma força-tarefa com servidores de várias da Prefeitura de Ijuí no sentido de agilizar o processo de regularização das áreas que compreendem o distrito industrial do Município. “As equipes tem intensificado os trabalhos na revisão das leis quer previam a cedência de lotes. Há áreas para serem regularizadas e outras retomadas. As empresas começarão a ser instaladas a partir da regularização. Acreditamos que em até 60 dias as áreas que compreendem o distrito industrial deverão estar regularizadas.”

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado, ao longo do ano, um importante trabalho que visa o recadastramento das empresas que receberam novos lotes do Município. O secretário explica que está sendo feito um trabalho de reavaliação de cada caso na busca de uma solução.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO