14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Colégio Modelo amplia discussões do tema do 15º Concurso de Redação

Os alunos participantes do 15º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí estão colocando o ponto final em seus textos, tendo em vista o prazo para entregarem suas produções, que termina terça-feira, dia 28 de junho. Durante todo o período de escrita e estruturação de suas propostas, os estudantes se envolveram na temática A Ciência em nossas vidas.
No Colégio Estadual Modelo as professoras Viviane Gonçalves e Angelita Falcão, respectivamente do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental, destacam o interesse dos alunos no assunto do Concurso e na produção de suas próprias ideias. A professora Viviane entende que os estudantes precisam de mediação para organizarem a produção textual, mas que a dedicação é destaque entre os educandos. “Eles pesquisam e trazem para a sala de aula novas ideias, produzem textos que são corrigidos e reescritos.”
A modalidade trabalhada pelas professoras com os alunos deste nível escolar é a carta, e para os 8º e 9º Anos é a narrativa em prosa. A professora Angelita salienta a curiosidade dos educandos na produção dos textos dentro do gênero. “Eles estão muito interessados no assunto e escrevem suas cartas com entusiasmo.”
Para apresentar o Concurso aos alunos, as professoras iniciaram com uma explicação sobre a Ciência e os critérios da modalidade textual. A professora Viviane instigou os alunos com pesquisas científicas e descobertas da área. “O tema foi apresentado seguindo o momento atual em que vivemos e as inúmeras pesquisas que são desenvolvidas principalmente no campo da medicina, como a descoberta de vacinas e a importância desse trabalho para a sociedade.”
A professora Angelita também propôs a pesquisa como peça fundamental para as produções. “Apresentei sugestões de assuntos para a pesquisa dos alunos, que auxiliassem no desenvolvimento das suas cartas.”
A professora Viviane complementa que apresentou diversos textos narrativos, possibilitando aos alunos conhecerem autores famosos e se inspirarem com as histórias. “Trabalhei diversos textos, como fábulas, crônicas, contos e, através da leitura e interpretação, os alunos vão conhecendo as marcas de autoria de escritores como Monteiro Lobato, Luís Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar e Ruth Rocha.” Com esse trabalho, ela conta que os estudantes foram desafiados a produzirem parágrafos posicionando-se criticamente sobre assuntos do cotidiano, o que despertou o interesse pela escrita.
O trabalho com o tema A Ciência em nossas vidas, avaliam as professoras, é muito importante para a aprendizagem dos estudantes, pois, ao mesmo tempo em que estudam a área, entendem a necessidade da Ciência em sociedade. Além disso, evidenciam que trabalhar essa temática junto ao Ensino Fundamental coloca o aluno como pesquisador, para que ele conheça e aprenda a construir um saber crítico e ativo.
O 15º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí premiará os alunos e professores orientadores dos cinco melhores textos das três categorias – Ensino Fundamental 6º e 7º Anos e 8º e 9º Anos; e Ensino Médio, em solenidade prevista para agosto.
São patrocinadores do Concurso a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Óptica e Relojoaria Albrecht, O Boticário, Clip, Cia da Música, Sicredi, Totem Vestibulares e CCAA; e aporadores 36ª Coordenadoria de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Casa da Amizade de Ijuí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias