16.7 C
Ijuí
terça-feira, agosto 16, 2022

Pesquisa auxilia produções no Ijuizinho

As produções para o 15º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club Ijuí estão em reta final, com prazo para entrega dos textos pelos alunos às direções das escolas até o dia 28 de junho, terça-feira. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí, Ijuizinho, sob orientação da professora Cátia Padilha, os alunos do 9º Ano estão finalizando seus textos, após as diversas trocas de ideias e pesquisas sobre o tema A Ciência em nossas vidas.
Para sensibilizar e instigar os alunos, motivando-os a escreverem seus textos, a professora Cátia apresentou uma pesquisa sobre cientistas e descobertas científicas no mundo, destacando seus benefícios para a humanidade. “Depois alunos leram, escreveram e apresentaram suas pesquisas para toda a turma.”
Os 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental estão trabalhando a modalidade narrativa em prosa, e os 7º e 6º Anos estão dedicados à escrita de cartas, conforme determina o regulamento. Para introduzir o modelo textual aos estudantes do 9º Ano, a professora retomou as características do gênero e alguns elementos fundamentais. A divisão entre essas modalidades, conforme a professora, é positiva, e está mais adequada ao nível escolar e à idade dos estudantes. “Definindo o gênero claramente por categoria ficou mais fácil trabalhar em sala de aula, e também para a produção dos alunos.”
Para orientar os estudantes no tema da edição, a professora optou por vídeos de grandes descobertas da humanidade e discussões sobre sua importância na vida das pessoas, salientando a relevância do assunto no ambiente escolar. “Trabalhar a Ciência com nossos alunos é importante por três aspectos. Primeiro, pela necessidade de resgatar aspectos epistemológicos do conhecimento, que estão intrínsecos na Ciência enquanto conhecimento em todas as áreas. Segundo, a ciência é fundamental para o avanço e desenvolvimento da sociedade. E por último, a Ciência salva vidas.”
Após todo o processo de pesquisa e orientação, os alunos iniciaram a produção de seus textos. A professora Cátia declara que cada aluno pensou, escreveu, discutiu e trocou ideias durante as aulas para escrever a versão final de seu textos. “Cada aluno criou sua produção textual, que foi escrita em sala de aula com a minha orientação e, posteriormente, reescrita pelos alunos.”
O 15º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí, com o tema A Ciência em nossas vidas, tem como patrocinadores a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Óptica e Relojoaria Albrecht, O Boticário, Clip, Cia da Música, Sicredi, Totem Vestibulares e CCAA, e conta com o apoio da 36ª Coordenadoria de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Casa da Amizade de Ijuí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias