16.7 C
Ijuí
terça-feira, agosto 16, 2022

Matrículas na graduação EAD crescem

A pandemia refletiu nos números de matrículas no Ensino Superior do País, que tiveram aumento de 0,9% em 2020 com relação ao ano anterior — e o Rio Grande do Sul segue tendência semelhante, com aumento geral de 3,14%. O que já se tinha como expectativa no mundo acadêmico, se confirma com a divulgação do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022, divulgado pelo Instituto Semesp, entidade que reúne mantenedoras de universidades do Brasil. O estudo leva em conta dados de 2020, primeiro ano da pandemia de coronavírus, que provocou fechamento temporário de diversas instituições, inclusive universidades.
Conforme o estudo, o Rio Grande do Sul possuía, em 2020, 534.507 matrículas no Ensino Superior, incluindo as modalidades presencial e a distância. Quando comparamos números absolutos, o crescimento é de 3,14% em relação a 2019 (quando eram 518.225 matrículas).
Esse leve crescimento é puxado pela busca cada vez maior pelo ensino a distância. Entre 2019 (186.849 alunos) e 2020 (232.899), o aumento da modalidade foi de 24,64%. Desde 2009, quando o estudo começou, a alta no número de estudantes no formato remoto no Estado é de 262,95%, de 64.167 para 232.899.
O Rio Grande do Sul é o quinto Estado com maior número de matrículas no Ensino Superior, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. São 534.507 alunos, sendo 77,6% matriculados na rede privada. A rede privada segue concentrado a grande maioria das matrículas dos cursos EAD — 94,9% dos alunos da modalidade estão em instituições particulares. De 2019 para 2020, a modalidade registrou crescimento de 26,8% das matrículas: com 28,6% de acréscimo na rede privada e queda de 0,2% na rede pública.
A Unijuí também registrou um aumento na procura por cursos de graduação à distância. O ensino superior privado tem apostado na EaD, que permite uma flexibilidade maior de preço. As mensalidades são mais baratas que os cursos presenciais, e é possível atender a um número maior de estudantes.
O coordenador dos cursos EaD, professor Luciano Zamberlan, frisa que a modalidade do curso à distância está consolidada e segue em expansão. “Os dados divulgados sobre o aumento no número de matrículas no País, reforça a aceitação dos cursos EAD, o qual hoje se torna um meio mais viável, com mensalidades mais acessíveis e que permite uma maior inclusão de pessoas”, explica Zamberlan, reforçando a qualidade do ensino à distância.
Referência no ensino presencial, a Unijuí também conta com 14 polos EaD no Rio Grande do Sul e oferece 16 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, além de Pós-Graduação e Educação Profissional. Atualmente a Unijuí oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. O estudante do EaD desenvolve habilidades que o mercado de trabalho valoriza muito, como a facilidade para manter o foco, a autonomia intelectual, a organização, a disciplina e a motivação para prosseguir estudando e alcançar os objetivo e as metas pessoais e profissionais”, afirma o professor.
Um dos grandes diferenciais apontados à Educação a Distância (EaD) da Unijuí é a flexibilidade nos horários, o ambiente virtual interativo, de fácil aprendizado e a qualidade e atualização de materiais. Os professores altamente qualificados, são os mesmos do ensino presencial, garantindo ainda mais interação e preparação para as demandas reais do mercado de trabalho. Foram estas as características que fizeram o estudante Vinicios Franco Hoch, optar pelo Tecnólogo em Processos Gerenciais EaD, da Unijuí.
O curso estimula a atitude empreendedora, com competências tecnológicas, para gerir negócios próprios ou de terceiros, independente do segmento da empresa. Vinicios é proprietário de uma empresa de prestação de serviços, de uma franquia e ainda atua na coordenação comercial de uma rádio. “Percebo que o curso possui maleabilidade de segmento, ou seja, pode se adequar a qualquer segmento de negócio”, afirma o acadêmico do Tecnólogo em Processos Gerenciais
A rotina do estudante o fez optar pela modalidade EaD, para melhor otimização do tempo livre, com atividades que podem ser realizadas de casa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias