20.5 C
Ijuí
sábado, dezembro 3, 2022

A Experiencia da professora Áurea como voluntária na Surdolimpíadas

A 24ª edição das Surdolimpíadas, evento multidesportivo internacional organizado pelo Comitê Internacional de Esportes, aconteceu pela primeira vez na América do Sul, de 1º a 15 de maio. Áurea Bigolin disse que o convite chegou através das mídias sociais pela internet, para desenvolver o trabalho de voluntariado.

“Me interessei e fiquei com vontade de participar, de ver como ocorre o desenvolvimento de modalidades esportivas de pessoas com deficiência auditiva”. Áurea disse que o trabalho de um voluntário nessas olimpíadas é dar apoio à arbitragem, auxiliar na organização e na comunicação. Salientou que os voluntários que tinham domínio da linguagem de sinais faziam a comunicação entre as pessoas que circulavam nos espaços da competição, convidados e público em geral. “A competição é mundial, atraindo pessoas de diversas nacionalidades até a cidade sede. As Surdolimpíadas são tradicionalmente no verão, o que causou estranheza nos que chegaram na Serra Gaúcha e sentiram o frio. Passamos por alguns dias frios, que se intensificaram na parte da noite”.

A professora Áurea relatou que foram realizadas muitas campanhas para doação de agasalhos e cobertores, para auxiliar as pessoas que vieram de delegações de países onde o clima é quente e estavam com pouca roupa. A professora citou a comunicação como um dos desafios das Surdolimpíadas tendo em vista a diversidade de países presentes no evento e a comunicação em linguagem de sinais.
Destacou que entre as pessoas que conhecem a língua de sinais a comunicação foi mais fluida, mas como ela não conhece tanto, teve dificuldade de compreender o que acontecia fora dos espaços esportivos. Áurea comemorou o fato de poder presenciar diferentes práticas esportivas.

Ela reforçou a relevância da mobilização da comunidade no evento esportivo, mas entende que não aconteceu de forma efetiva. “A região não mostrou muita mobilização para divulgar este evento. Percebi sim a presença das escolas, em que os professores levaram seus alunos para prestigiar os atletas”, frisou. Equipes de mais de 70 países participaram destas modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Vôlei de praia, Ciclismo, Futebol, Golfe, Handebol, Judô, Karatê, Mountain Bike, Orientação, Tiro Esportivo, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo, Tênis, Luta Livre e Luta Greco-Romana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Razão, coerência e emoções

JAPÃO E ESPANHA AVANÇAM

ALEMANHA É ELIMINADA

MARROCOS CONQUISTA VAGA