13.2 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Empreendedores buscam parceria com Executivo

Cerca de 30 empresários que integram o Núcleo Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) estiveram reunidos na manhã de ontem com o prefeito Andrei Cossetin (Progressistas) para apresentar propostas de parcerias com o Executivo para desenvolver projetos no município.

A pauta do encontro, que ocorreu na sede da associação, foi lançamento da marca e identidade visual de Ijuí, Plano de Mobilidade Urbana do município e uma possível criação do Observatório Social. “Nossa busca de aproximação não é exatamente para cobrar o prefeito, mas entender o contexto e os encaminhamentos que o Executivo está tomando, para que de certa forma, o núcleo possa auxiliar e dar agilidade para essas ações”, disse a relações públicas da ACI, Marjana Casarotto, que organiza internamente e planeja a estrutura do núcleo na entidade.

Marjana explica que a marca foi um projeto do núcleo, desenvolvida pelo Jainel Jung (que é membro do NJE), foi aprovada pela Câmara de Vereadores e hoje é uma lei municipal. Na próxima semana, a comunicação da ACI e a do Município, junto com alguns membros do NJE, vão se reunir para alinhar esse evento de lançamento, no qual será pensado estratégias para que os cidadãos, comunidade, empresas e demais entidades se apropriem da marca, visando potencializar o município.

Os empresários questionaram o prefeito sobre o Plano de Mobilidade, que existe há mais de uma década e como está a execução do projeto. O prefeito fez o esclarecimento para o grupo; Sobre o projeto da criação de um Observatório Social, Marjana explica que a proposta não busca exatamente fiscalizar, mas monitorar as ações do Executivo, como por exemplo, as compras públicas. A relações públicas afirmou que essa ideia do Observatório Social, que deve ser desenvolvida a longo prazo, o prefeito se mostrou receptivo, elogiando a proposta e disse acreditar ser uma ajuda para a gestão pública eficaz.

“O Observatório Social é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor”, explica Marjana, lembrando que ele será formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública. “Colaborar com a eficiência da Gestão Pública, no uso inteligente de recursos, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos e que essa evolução esteja sustentada por pilares que fomentem a Inovação, a Transparência, a Ética, a Integridade e a Participação Social”, acrescenta.

O empresário e coordenador do grupo de Mentoria do NJE, Vinicius Schirmann, avaliou a que a conversa com o prefeito foi bem produtiva. “Na oportunidade, podemos pautar alguns de nossos projetos que somente podem ser implementados em parceria com o Poder Público. Ficamos felizes e motivados em saber que podemos contar com o apoio do chefe do executivo para criamos em Ijuí um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao empreendedorismo, essa é a essência do Núcleo do Jovem Empreendedor da ACI”.

O NJE da ACI foi formando em outubro de 2021 e conta com cerca de 50 empresários. Esse movimento surgiu com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no município de Ijuí. Incialmente, o núcleo é dividido em três projetos piloto: Mentoria, Networking e Comunidade.

A ideia também é que dentro do NJE a gente consiga formar novas lideranças e oxigenar (vulgo, renovar) o quadro de empresários da entidade e do nosso município. Os encontros gerais do núcleo acontecem quinzenalmente, na ACI, nas quintas-feiras. Os encontros dos grupos mentoria, comunidade e networking acontecem por demanda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias