13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

ESF do Herval recebe Rede Bem Cuidar

Na manhã de ontem, com a presença de autoridades do município, foi lançado um projeto piloto da Rede Bem Cuidar RS na Estratégia da Saúde da Família (ESF – 4), do bairro Herval. O prefeito Andrei Cossetin e o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, estiveram presentes no evento, junto ao presidente do bairro, João Antunes.
A rede integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da atenção primária à Saúde. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da Saúde e a população, para oferecer qualidade de vida, especialmente às pessoas idosas.


Para os servidores da unidade de Saúde, a chegada do programa é importante, tendo em vista a demanda e a necessidade de cuidado com a comunidade nessa faixa etária, que representa grande parte dos atendimentos no local. A ESF-4 está desenvolvendo o projeto desde o início do ano, porém, com o lançamento da Rede as ações serão intensificadas, de forma multidimensional.


O secretário de Saúde destaca que o programa vai de encontro com os pacientes atendidos no bairro Herval. “A Rede Bem Cuidar muda o foco, saindo da doença, e abre um espaço para olhar para a saúde, prevenindo e educando. “A ideia, segundo Strassburger, é replicar o projeto em outras unidades. “A hora em que tivermos bons resultados aqui, vamos ampliar para outras unidades, com certeza”, complementa.


Já o presidente do bairro, João Antunes, relata a emoção em ver uma demanda de anos sendo atendida. “Estamos felizes em ser os primeiros a receber esse projeto. Os moradores aqui sabem que há 44 anos isso é uma reivindicação, estamos de parabéns, fomos lembrados.” Contudo, destaca alguns pontos que ainda são reivindicados para a ESF-4, como a infraestrutura. “Precisamos de acessibilidade. Os cadeirantes chegam aqui e tem dificuldade de entrar. Temos um posto bonito com ótimo atendimento e uma equipe pronta para nos atender, por isso, precisamos resolver essas questões.”


O prefeito Andrei Cossetin reforça a relevância do projeto na comunidade. “A gente agradece às equipes da unidade que aceitaram o desafio. Aqui é o início e temos convicção que vamos conseguir levar esse atendimento para outros postos de saúde no município.”

Sobre as demais reivindicações citadas pelo presidente João Antunes para a ESF-4, Cossetin afirma que o Executivo está trabalhando para atendê-las. “A calçada e a rampa de acesso, assim como vários outros projetos na cidade, estão em fase de licitação”, conclui o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias