15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Cartas estão sendo escritas na Escola João Goulart

Os alunos da Escola Municipal João Goulart estão em fase de produção para o 15º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí. Com a orientação da professora Rosa Maria Wisniewski, as turmas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental se dedicam às pesquisas e construções de abordagens sobre o tema A Ciência em Nossas Vidas.
Neste ano, o Concurso instituiu novas modalidades textuais e dividiu o Ensino Fundamental em duas categorias. A professora Rosa está trabalhando com os 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental, a carta, e com os 8º e 9º Anos a narrativa em prosa. “No caso da carta, foi muito importante para trabalhar com os alunos, por ser um gênero não muito utilizado, o que trouxe discussões sobre sua importância e contribuição na comunicação das antigas gerações”, ressalta a professora Rosa.


No educandário, o primeiro passo para incentivar as produções foi a sensibilização, por meio de cartazes que foram dispostos nos espaços coletivos, o que, segundo a professora, despertou a curiosidade dos alunos. Já em sala de aula, o trabalho iniciou com a leitura da proposta e, em um segundo momento, a professora propôs a pesquisa sobre os gêneros carta e narrativa em prosa. “A cada momento os alunos registraram as pesquisas em seus cadernos e compartilharam suas produções com a turma.”


Rosa Maria destaca as experiências e as pesquisas relativas ao Concurso que foram significativas aos alunos, pois uniram conhecimentos e ferramentas para as produções. Aliado à isso, está a exigência do tema que liga as áreas da Ciência. A professora salienta que esse é um assunto relevante para o desenvolvimento dos alunos. “Esse é um tema extremamente importante para ser trabalhado nas escolas, pois está presente em diferentes contextos, sejam da escola ou da vida social dos alunos.”


O 15º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Smcet), óptica e Relojoaria Albrecht, O Boticário, Clip, Cia da Música, Sicredi, Totem Vestibulares e CCAA, e conta com o apoio da 36ª Coordenadoria de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Casa da Amizade de Ijuí. O prazo final para a entrega dos textos pelos alunos à direção das escolas é 28 de junho. A entrega da premiação está prevista para agosto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias