10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Alunos cultivam horta suspensa

Dentro das práticas sustentáveis e de cuidado com o Meio Ambiente, a Escola Municipal Dona Leopoldina desenvolve um projeto ambiental com composteira e horta suspensa no ambiente escolar, que promovem aos alunos do educandário vivências com a natureza.


O coordenador do Meio Ambiente de Ijuí, Sérgio Burmann, explica que esses espaços são fruto de um recurso do Conselho de Meio Ambiente. “A Dona Leopoldina foi contemplada, mas, devido à pandemia, o projeto inicial não pôde ser realizado, então repaginamos ele, fa-zendo esse cultivo semi-hidropônico na horta.”


A horta, conforme explica Burmann, cultiva hortaliças com a circulação de água a partir de calhas, juntamente com os fertilizantes. “Todo esse processo tem um cunho pedagógico e demonstrativo, para que a comunidade escolar se faça presente e possa levar para casa o exemplo da escola.” Além da horta, o coordenador destaca a importância da composteira na redução do lixo orgânico nos espaços urbanos, complementando que ela produz o adubo ne-cessário ao desenvolvimento das plantas.


O responsável por cuidar da manutenção e limpeza do espaço é o servidor do educandário, Nelson Zucco. Ele explica que todos os alimentos cultivados na horta são para consumo na escola e frisa a participação dos alunos e interesse, tanto na horta quanto na composteira. “O plantio que temos aqui é a alface, a rúcula e a salsa. Esses produtos são todos utilizados na escola, o que beneficia nossos alunos e toda a comunidade escolar.”


Burmann salienta que, além da questão pedagógica, o produto in natura, ou seja, direto da horta, é essencial ao consumidor, tendo em vista que os do educandário são cultivados de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos. “A pasta (Meio Ambiente) tem uma atividade so-cioambiental que é apoiar e implantar projetos que reduzam a quantidade de resíduos urba-nos. Quando a escola nos chama, vamos e apoiamos, trazendo um toque didático à ativida-de.”


Além disso, o coordenador informa que o educandário segue com suas práticas sustentá-veis e, agora, para manter a horta semi-hidropônica, recolherá água das calhas e utilizará no cultivo. Outros espaços da escola também utilizarão a água, como para a limpeza de banhei-ros e do pátio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias