16.6 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Emater projeta aumento de área de trigo em Ijuí

Após um período de estiagem que somou prejuízos na cultura da soja, o produtor busca no trigo uma alternativa de renda. O extensionista da Emater de Ijuí, Edwin Bernich, conta que hoje o preço da saca do grão é de R$ 112 na região de Ijuí. “Esse valor acaba sendo um atrativo, pois está bem acima do preço pago em anos anteriores. Isso acaba motivando os agricultores a aumentar a área de plantio.”


Ele explica que no ano passado foram cultivados 16 mil hectares em Ijuí e que este ano serão semeadas 20 mil, ou seja, um aumento de área de 4 mil hectares. O técnico da Emater lembra que, no ano passado, as áreas semeadas, no início do período, foram afetadas pelas geadas e doenças causadas por vírus. Já as áreas de trigo semeadas no tarde tiveram rendimentos de mais de 70 sacas por hectare.


Bernich explica que no momento o clima apresenta excesso de umidade, uma situação que dificulta as operações na lavoura. “O trigo é uma cultura que necessita de clima frio na sua fase de desenvolvimento e pouca chuva.” Apesar disso, ele salienta que o clima vai ser benéfico para a cultura do trigo. “Mesmo diante desta boa perspectiva, o aumento dos custos de produção fez com que os agricultores invistam menos em fertilizantes, e isto pode refletir em produtividade menor do que o potencial.”

A Emater/RS fez levantamento sobre a estimativa de cultivo do trigo, com amostra em 300 municípios. A projeção no Estado é do plantio de 1,25 milhão de hectares de trigo nesta safra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO