11.3 C
Ijuí
quarta-feira, outubro 5, 2022

Vereadora quer retomada do plano de carreira da Saúde

O pagamento de incentivos repassados pelo governo aos profissionais da rede municipal de Saúde e o descongelamento do plano de carreiras de quem atua na área são demandas que até o momento não foram solucionadas pelo Executivo. A vereadora Alexandra Lentz (PDT), que é enfermeira e servidora pública, tem defendido essa bandeira.


Em relação ao Previne Brasil, programa do governo federal, que busca apoiar ações no âmbito da Atenção Primária nos municípios de todo o Brasil, a vereadora conta que desde janeiro do ano passado foram depositados recursos na conta da Prefeitura para que fossem repassados aos profissionais que atuaram na pandemia da covid-19, mas até o momento não foi feito. “A informação que recebemos que ainda está sendo avaliado. A gente espera que até o próximo mês possa ser efetivado esse repasse. É um recurso que vem para motivar quem atua na Saúde diante do resultado dos indicadores.”


A parlamentar lembra que a prefeita de Cruz Alta, Paula Librelotto, que é medica, desde janeiro do ano passado vem repassando e não consegue entender porque tanta demora.


Outra cobrança que Alexandra faz é sobre o plano de carreira dos servidores públicos. Ela lembra que o plano tinha sido congelado pelo governo federal em virtude da pandemia, medida seguida pelo Executivo de Ijuí, mas que depois o presidente Jair Bolsonaro promulgou a Lei Complementar Federal 191 que anulou o congelamento de 18 meses para profissionais da Segurança e da Saúde. “É preciso que seja retomado o plano de carreira, pois não gera custos, e os gastos já estão previstos.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias