10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Profissionais da Saúde terão serviço de auxílio

A partir de hoje, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) contarão com suporte técnico no diagnóstico de câncer infantil no Rio Grande do Sul. Denominado Tele Oncoped, o projeto permitirá o apoio e aconselhamento de especialistas do Instituto do Câncer Infantil (ICI) no diagnóstico de possíveis casos da doença em crianças atendidas nas unidades básicas de saúde e emergências hospitalares do Estado.


O programa é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o ICI, cujo convênio foi firmado em novembro do ano passado. Para tirar do papel serão investidos R$ 551,7 mil mensais pelo governo do Estado com contrapartida de R$ 84 mil por mês pelo ICI.


O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de zero a 19 anos no Brasil. A maioria dos sintomas que as crianças com câncer apresentam são comuns a outras doenças pediátricas, o que pode confundir o profissional na hora do diagnóstico.


“Dois componentes são fundamentais: diagnóstico precoce e tratamento em centros especializados. Por isso a importância desse projeto. A gente está muito orgulhoso” destaca o superintendente e fundador do ICI, Algemir Brunetto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias