20.5 C
Ijuí
sábado, dezembro 3, 2022

Minhocas: fundamentais para o meio ambiente

As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos micro-organismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros e lixões. As minhocas são seres higiênicos e você pode cultivá-las em casa (até mesmo em apartamentos) como animais domésticos, por meio da compostagem, ou vermicompostagem.

Por meio da alimentação da matéria orgânica, as minhocas melhoram a atividade microbiana, que, por sua vez, também acelera as taxas de biodegradação e estabilização do húmus – matéria orgânica presente em vários tipos de solos, que é essencial para a vida na Terra.

A maior parte do lixo produzido em casa (cerca de 60%) é composto por matéria orgânica; ou seja, restos vegetais e, em parte, animais. Esse tipo de lixo, se destinado para aterros e lixões, acaba aumentando a demanda por espaços subutilizados e contribui para a emissão de gases do efeito estufa.

Uma composteira caseira contendo micro-organismos decompositores e minhocas especializadas em compostagem doméstica evita a emissão de gases do efeito estufa, a demanda por espaços em aterros e lixões e ainda produz um rico húmus que pode ser utilizado como substrato para plantas, entre outros benefícios. Para isso basta cultivar minhocas (e microorganismos benignos e invisíveis a olho nu presentes no húmus) por meio do lixo de origem vegetal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Razão, coerência e emoções

JAPÃO E ESPANHA AVANÇAM

ALEMANHA É ELIMINADA

MARROCOS CONQUISTA VAGA