14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Doenças respiratórias lotam sistema de saúde

O crescimento das doenças respiratórias tem mobilizado a Secretaria Municipal de Saúde e tem sido um desafio para os servidores da área de Saúde, uma vez que a demanda é alta e há muita espera para a população. Atualmente, esta é a demanda principal em toda a rede básica do município, que inclui o Centro de Triagem, as Unidades Básicas de Saúde e, também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a pasta, a média de atendimento diário no município chega a 1 mil consultas, sendo mais de 90% delas envolvendo pessoas com sintomas respiratórios.


Segundo o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, a maior parte das pessoas com esses problemas, no entanto, não são de casos de covid. “No mês passado, somente 17% dos casos foram confirmados como sendo covid. O surto não é motivado pela doença, mas sim pela gripe ou resfriado sazonal. Alguns casos são influenza”, ressalta.

Strassburger indica o uso da máscara, como meio de conscientização para proteger as demais pessoas e evitar mais contágios, mas destaca que ninguém é obrigado a utilizá-la. “Vai do bom-senso de cada um fazer o uso ou não da máscara.”


O secretário também salienta que é importante que as pessoas comecem a busca por atendimento nas unidades básicas de saúde, evitando assim o acúmulo de pessoas na UPA e no Centro de Triagem; “As unidades têm a mesma estrutura para a testagem e avaliação que nos demais locais, por isso é importante buscá-los para não sobrecarregar o atendimento e evitar a demora que existe no CT e na UPA”, completa Strassburger.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias