15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Semana terá ações de conscientização ambiental

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, o Executivo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), elaborou uma programação voltada à conscientização ambiental e aos cuidados com a Terra. Com o lema Uma Só Terra, o objetivo é trabalhar em diversos setores, com mutirões de limpeza, seminários, coletas de resíduos, feira de adoção e diversas outras ações com foco na conscientização da população ijuiense.

A comunidade já está inserida em ações socioambientais, que envolvem a limpeza dos espaços, a conscientização e a educação quanto ao lixo produzido, sendo esse último um dos maiores desafios do País. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontam que cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos acabaram descartados no meio ambiente em 2020, material que poderia gerar dinheiro e emprego para milhares de trabalhadores, a partir da reciclagem. Dessa forma, ações que promovam esse cuidado são cada vez mais importantes.

Os mutirões de limpeza, inclusos na programação, já vêm acontecendo no município com certa frequência, com o intuito de recolher materiais descartados irregularmente. Contudo, um dos questionamentos da comunidade é para onde esses materiais recolhidos são levados, tendo em vista a grande quantidade de lixo gerado e a necessidade de retirá-los da natureza.

O secretário da pasta, Yuri Pilissão, explica que esses materiais são segregados e encaminhados para o seu destino correto. “Como secretaria, nós realizamos a separação de vidros, trituração de galhos e, agora, estamos trabalhando com resíduos volumosos, que passarão por descaracterização e, posteriormente, serão destinados por contêineres que contratamos pela pasta.”

Pilissão informa que, com os contêineres, os resíduos são destinados a uma empresa de Passo Fundo, que possui uma central de triagem própria para esse tipo de material. “Em todo o processo é cobrada a licença ambiental da empresa, para termos certeza que o descarte correto está acontecendo.”

Além da preocupação com os resíduos, a pasta visa conscientizar com atividades que promovam práticas ambientais sustentáveis. Por isso, a programação acontece além da Semana do Meio Ambiente, e terá ações durante todo o mês.
O início da Semana do Meio Ambiente ocorrerá amanhã, com o Seminário Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, que, segundo Pilissão é um importante projeto de educação ambiental, realizado em parceria com a Unijuí. “O objetivo é discutir com empresas do município e entidades que trabalham na gestão dos resíduos. Vamos fazer um grande seminário e iniciar a programação.” O seminário será realizado no Centro de Eventos, no campus da Unijuí, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Unijuí, a partir das 8h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

DIVULGAÇÃO

Cenários hollywoodianos