15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Crianças participam de projeto de leitura e escrita

Dando continuidade ao projeto de leitura e escrita Numa Folha Qualquer eu Escrevo o Mundo, as turmas da pré-escola 2 e do 1º Ano da Escola Ijuí (Ijuizinho) foram envolvidos nas aventuras da história O varal das letras felizes, de Donaldo Buchweitz e Ieda Silva. A atividade foi coordenada pelas professoras Eveline Przylinski e Kaira Raquel Barasuol, que contaram a história, que se passa no Reino das Letras Felizes.

Segundo as professoras, no processo de alfabetização e letramento, a literatura infantil tem função educativa, recreativa e pedagógica e, sendo trabalhada de forma lúdica e criativa, auxilia para que a aprendizagem ocorra mais facilmente. Elas destacam que contar histórias é um poderoso instrumento para construir conhecimentos e pode despertar o prazer pela leitura.

As professoras explicam que em cada história narrada, a criança recebe uma interferência mútua que envolve quem lê e quem escuta, o que fortalece o imaginário infantil e dá subsídios para desenvolvimento da linguagem, da inteligência emocional e social. “É através da leitura que a criança conhece novos termos e amplia seu vocabulário e, no momento da produção, esses subsídios servirão de suporte para a aquisição e o desenvolvimento da escrita”, reforçam as professoras. Na atividade, Eveline e Kaira uniram diversão, criatividade, sentimentos e imaginação, a partir da vivência com as crianças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias