10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Advogado ijuiense é admitido em entidade jurídica italiana

O advogado ijuiense Bruno José Queiroz Ceretta, que atualmente mora em São Paulo, doutorando em Direito do Estado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), e doutorando em Diritto Pubblico na Università La Sapienza di Roma, foi admitido na entidade italiana Associazione “Gruppo di Pisa”.

O Gruppo di Pisa foi fundado em 1990 com o objetivo de promover os estudos e a pesquisa jurídica principalmente no campo do Direito Constitucional. Tem entre seus componentes professores e pesquisadores de nacionalidade italiana e um pequeno grupo de estrangeiros. É conhecido como a associação nacional dos jovens constitucionalistas italianos. A decisão de admissão ocorreu em reunião do conselho diretivo em 11 de maio.

“Integrar a entidade é uma honra e possibilita o aprofundamento das relações acadêmicas com a Itália”, afirma Bruno, que possui nacionalidade brasileira e italiana. No período de setembro a abril, o ijuiense efetuou pesquisas na Sapienza, universidade estabelecida em Roma e fundada em 1303, sob a orientação de Massimo Luciani, ex-presidente da Associação dos Constitucionalistas Italianos e membro honorário da mesma entidade.

Durante sua permanência no país, em razão de interesses culturais em geral, foi admitido também na Società Geografica Italiana, fundada em 1867, dedicada a discussão de temas históricos e geográficos.

No doutoramento que cursa na Universidade de São Paulo, Bruno Ceretta é orientando do professor titular Elival da Silva Ramos, ex-Procurador Geral do Estado de São Paulo e vice-presidente da Associação Brasileira dos Constitucionalistas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias