14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Museu do Ipiranga será reinaugurado em setembro

Fechado desde 2013, o novo Museu do Ipiranga será reinaugurado oficialmente em 7 de setembro, no bicentenário da Independência, e abrirá as portas ao público no dia seguinte, com 12 exposições. Mas a programação oficial de eventos comemorativos começa já no próximo mês, com mais de 100 atividades presenciais e remotas, entre mostras de filmes, concertos, apresentações de dança e exposições em 69 instituições culturais de São Paulo até dezembro.

Um dos destaques é a Agenda Bonifácio, uma plataforma on-line que concentrará todas as atividades culturais relacionadas ao tema no estado. A programação inclui a mostra “200 anos da Independência em 200 filmes”, com a exibição de 100 longas e 100 curtas brasileiros em junho. O calendário também contempla concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e espetáculos da São Paulo Companhia de Dança, além de exposições no Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, entre outras.

O foco principal, porém, está no novo Museu do Ipiranga, patrimônio histórico construído entre 1885 e 1890, e situado dentro do complexo do Parque Independência, na zona sul da capital. Será celebrado ali um dos maiores eventos da programação, o Festival do Bicentenário, entre os dias 3 e 11 de setembro, realizado pelo governo paulista em parceria com a prefeitura.
O valor da reforma é de R$ 211 milhões, com recursos privados, do governo do Estado e com apoio do governo federal via Lei Rouanet.

Apesar de fechado há quase nove anos, o Museu do Ipiranga só viu o início da atual reforma em 2019. A primeira entrega foi da restauração do edifício principal, totalmente concluída em abril deste ano.
Já as instalações de ampliação, que incluem outro edifício abaixo da estrutura principal, estão 70% concluídas. O novo espaço abrigará bilheteria, um auditório para 200 pessoas, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária. Com a ampliação, a reforma dobra a área total construída. O público acessará o museu por essa nova estrutura, que levará os visitantes ao edifício-monumento por acessos por elevadores e escadas rolantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias