14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Ijuí tem oito pré-candidaturas

Os partidos de Ijuí começam a se mobilizar paras as eleições de outubro. Nomes começam a ser apresentados à comunidade para concorrer a vagas na Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, antes das convenções que definirão a lista oficial dos candidatos. Na Assembleia são 55 cadeiras, enquanto para a Câmara, 31 cadeiras.
No campo da esquerda, o PSB de Ijuí anunciou a pré-candidatura a deputado estadual, o vereador César Busnello. O político conta que vem se articulando com lideranças não apenas de Ijuí, mas também das regiões Celeiro e Grande Santa Rosa. A ideia é um mandato focado na busca de investimentos, em Saúde e Educação.

Já o PT de Ijuí vive um dilema com dois nomes como pré-candidatos a deputado estadual: o vereador Beto Noronha e o ex-vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira. Noronha diz que fechou apoio em 50 municípios e que a ampliação da votação no último pleito o credencia para disputar a vaga na Assembleia. Já Bira Teixeira diz que fechou acordo em 80 municípios e observa que há mais de um ano trabalho sua pré-candidatura na construção de um projeto macrorregional. O diretório estadual poderá definir apenas uma pré-candidatura utilizando determinados critérios de avaliação, ou permitir as duas o que poderá criar dificuldades aos dois nomes.

No PDT, os trabalhistas se movimentam para garantir as reeleições do deputado estadual de Ijuí, Gerson Burmann, e do deputado federal, Pompeo de Mattos. No entanto, algumas lideranças não irão apoiar candidaturas locais para a Câmara. O presidente do PDT, Josias Pinheiro, já anunciou que vai trabalhar para candidatura da deputada estadual, Juliana Brizola, que vai buscar vaga na Câmara. Outras lideranças do PDT também deverão fechar apoio a candidatos de outras cidades que poderá refletir em candidaturas locais.

No campo da direita, o PL vive uma situação curiosa. Tem como pré-candidato a deputado estadual, o vice-prefeito de Ijuí, Marcos Barriquello, e para deputado federal, o vereador Bíra Erthal.
Embora publicamente os dois pré-candidatos pareçam próximos, Barriquello articula dobradinha com o deputado federal, Giovani Cherini, que pode somar votos. Já Bíra Erthal atento a essa situação busca construir seu espaço, não apenas na região, mas também no Estado, em uma dobradinha com o deputado estadual Paparico Bacchi que vai concorrer à reeleição.

No Progressistas a situação também é complexa. O vereador Jorge Amaral é pré-candidato local à Câmara dos Deputados. O político não fecha unidade em torno de seu nome e disputa apoio e espaço dentro do partido com deputados federais de outros municípios, que concorrem à reeleição na Câmara, como Pedro Westphalen, Afonso Hamm e Covatti Filho. O MDB de Ijuí, por sua vez, discute lançar uma pré-candidatura a federal e pretende fechar apoio a Rafael Braga, de Cruz Alta, que concorrerá a vaga na Assembleia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias