13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

HCI lança campanha de incentivo à doação de leite humano

Com o slogan “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida”, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) integra a campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de intensificar o aumento de mães doadoras e abastecer os estoques de seu Banco de Leite Humano, que está muito abaixo do necessário. Assim como no restante do País em que, mesmo registrando aumento no volume de doações em relação a 2021, o quantitativo representa somente 55% da real necessidade por leite humano. No HCI esse índice está em 40%.


Em 2021, foram registrados 1.075 nascimentos no HCI, dos quais 155 foram bebês prematuros, o que representa 14% do total. Conforme a responsável técnica pelo BLH HCI, a nutricionista Daniele Schott, são necessários 60 litros de leite humano em média para suprir a demanda mensal. “Estamos conseguindo, com alguma dificuldade, realizar o atendimento, mas nossos estoques estão baixos. Temos recebido cerca de 40 litros, e este mês de maio está sendo atípico. Precisamos muito sensibilizar nossa população sobre a importância da doação deste alimento importantíssimo para nossos recém-nascidos, enfatizando como um gesto simples é capaz de salvar muitas vidas”, frisa.


Atualmente, o BLH HCI conta com 30 doadoras de leite humano ordenhado, entre coletas internas e externas, e processa em média um volume de 40 litros de leite mensais, distribuídos somente no Hospital, entre UTI Neonatal e Berçário, em que 28 RN’s receptores são alimentados. São realizados em média 300 atendimentos individuais, além da oferta de orientações e apoio às doadoras.


O Brasil tem a maior e a mais complexa rede de bancos de leite humano no mundo, referência internacional. São 225 bancos de leite presentes em todos os Estados brasileiros, sendo um deles o do HCI. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e atualmente integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC). O importante trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do HCI foi reconhecido pela Rede, com a entrega do Certificado de Reconhecimento pelas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e pela assistência à saúde da mulher e da criança.
Foi disponibilizado o whatsapp 55 9 9213 0248, o qual pode ser utilizado para sanar dúvidas, agendar horários e outras demandas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias