11.3 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Escola envolve alunos em oficina de papel reciclado

Os alunos do 5º Ano, da Escola Joaquim Porto Villanova, do bairro Lambari, estão participando do projeto Reciclar Para Salvar o Planeta Terra. A iniciativa partiu de um desafio da direção e da coordenação do educandário, que desafiaram a professora Márcia Simone Adam, com o objetivo de promover práticas sustentáveis. A professora conta que a escola estava acumulando muitas sobras de papel nas salas de aula, sendo assim, surgiu a ideia de destinar o material a uma prática educativa e de reciclagem, que foi a oficina de papel reciclado. “As crianças recolhem os papéis que sobram na sala, depois eles rasgam em pequenos pedaços. Após isso, esse papel é batido no liquidificador por mim e, posteriormente, as crianças fazem a reciclagem, montando as folhas de papel nas peneiras”, explica a professora Márcia.


Os papéis produzidos já estão sendo utilizados pelas crianças. A professora comenta que a produção de cartões para o Dia das Mães foi feita com os papéis reciclados. “Meu objetivo é fazer uma agenda com esse material. Acredito que até o fim do ano conseguiremos, pois tem muitas sobras de papel na escola.”
Durante a produção, os alunos ficam divididos em grupos, de acordo com suas preferências nas etapas. “Essa turma é muito querida, eles são muito dedicados e disciplinados.”


A coordenadora pedagógica da escola, Vera Goi Denis, explica que havia a necessidade de reciclar na escola, pois, além das sobras de papéis, livros e revistas antigos também estavam acumulados nos espaços escolares. “Por isso, pensamos em começar um projeto que fizesse bem para a natureza e ensinasse algo importante para os alunos”, acrescenta. Já a diretora do educandário, Cláudia Regina da Costa, destaca a importância da experiência. “É uma atividade valiosa para colocar aos nossos alunos a importância de reciclar.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias